Notícias

05 dicas para controlar a asma

Postado em09/05/18 às 10:00
09

Homefisio---Blog--05-dicas-para-controlar-a-asma

Estima-se que cerca de 20 milhões de brasileiros tenham asma, uma doença em que as vias do sistema respiratório ficam inflamadas, estreitas e inchadas. Porém, de acordo com o estudo da farmacêutica Boehringer Ingelheim do Brasil, esse número tende a ser ainda maior, pois 35% da população apresenta essa condição, enquanto 37% afirma ter bronquite crônica.

Segundo a pesquisa, 75% das internações de emergência poderiam ter sido evitadas com cuidados diários. Por isso, a Homefisio separou algumas dicas:

Faça exercícios
Em 2015, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo realizou um estudo para analisar se há melhora no quadro de pessoas asmáticas quando estas começam a praticar alguma atividade física. Após 3 semanas, os cientistas chegaram à conclusão de que os exercícios reduzem os sintomas e a gravidade da doença.

Procure não frequentar locais sujos, empoeirados e com ácaros.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, os ácaros agravam a asma e auxiliam no processo de inflamação dos brônquios. Colchões, estantes, carpetes e travesseiros também podem conter esses seres microscópicos.

Pare de fumar
O tabagismo, além de prejudicar o fumante, também agrava os sintomas dos que estão por perto: os tais fumantes passivos.

Coloque na sua dieta peixes, verduras e legumes
Uma universidade de Porto, localizada em Portugal, investigou a influência desses alimentos na melhora dos sintomas dos asmáticos. O resultado desse estudo foi demonstrar que peixes, verduras e legumes realmente auxiliam a prevenir crises e diminuem a necessidade frequente de bombinha. A grande quantidade de antioxidantes nos vegetais e a boa gordura que os pescados possuem são os responsáveis por esse bom resultado.

Coma alimentos ricos em fibras
Alimentos ricos em fibras, como soja e grão de bico, alteram a flora intestinal de modo positivo, resultando na geração de bactérias boas, reduzindo assim a intensidade das substâncias que causam as crises.

Torne essas dicas parte do seu dia a dia e melhore a sua qualidade de vida!

A Homefisio conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados e que possuem mais de 19 anos de experiência no atendimento domiciliar e hospitalar. Para mais informações, entre em contato conosco.

Comente essa notícia