Notícias

Bursite

Postado em14/03/17 às 18:07
14

Homefisio - Blog - Bursite

A bursite, ou inflamação da bursa, ocorre quando a bolsa sinovial se inflama. Essa bolsa é uma estrutura repleta de líquido que se encontra entre um tendão e um osso ou entre um tendão e a pele com uma função amortecedora e tendo um papel importante no deslizamento muscular.

A doença pode se apresentar de forma crônica ou aguda e normalmente em lugares com articulações que exercem movimentos repetitivos, como ombros, quadril, joelhos, cotovelos, entre outros, causando danos às bursas.

A bursite é comum em casos de esportistas que precisam lançar bolas ou algum outro objeto, tão bem como levantar algo acima da cabeça repetidas vezes, ou em pessoas que se apoiam muito sobre as articulações como os ombros ou se ajoelham por longos períodos de tempo.

Alguns dos fatores de risco do desenvolvimento de bursite conhecidos são:
-Envelhecimento

A bursite se torna mais comum de acordo com a idade, sendo que as pessoas mais idosas têm uma predisposição maior a traumas de diversos tipos, além de terem corpos mais frágeis.

-Ocupação

Pessoas que trabalham ou têm hobbies que necessitam de movimentos repetitivos ou exerçam pressão sobre as articulações, como jardinagem ou tocar certos instrumentos musicais também podem ser mais facilmente afetadas pela bursite.

-Condições médicas

Outras condições médicas como artrite, gota ou diabetes também podem ter uma influência no surgimento da bursite.

Ao sentir dores nas articulações por mais de uma semana, com inchaço, vermelhidão e possivelmente febre, procure um médico. O tratamento é simples e envolve bastante repouso, sendo somente um pouco mais complicado em casos muito graves, com anti-inflamatórios, fisioterapia, punções e até uma possível cirurgia se não houverem melhoras significativas no quadro.

Comente essa notícia