Notícias

Osteoporose

Postado em14/03/17 às 18:02
14

Homefisio - Blog - Osteoporose

Nas primeiras fases da osteoporose ela dificilmente é detectada, visto que ela é assintomática. Somente quando ela evolui e começa a se tornar mais significativa que causa uma certa diminuição da estatura e também podem ser responsáveis por fraturas em ossos longos após quedas e traumas. Os maiores fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose são a idade avançada, visto que pessoas, normalmente acima de 65 anos têm uma predisposição maior a perder massa óssea, histórico prévio de fraturas, predisposição genética, consumo exagerado de álcool, cafeína, tabaco e outras drogas, baixa ingestão de cálcio, entre outros.

O tratamento para a osteoporose consiste basicamente no uso de medicamentos específicos que aumentem a absorção de cálcio do organismo e propiciem o depósito da vitamina nos ossos, como suplementação de cálcio e vitamina D. Também pode ser muito importante adotar medidas simples que dificultem eventuais quedas, como remover tapetes e móveis que apresentem algum risco de tropeço, além de evitar o abuso de tranquilizantes e medicamentos que causam sonolência ou tontura.

Caso você tenha suspeitas de osteoporose, procure um médico especialista. Também é importante fazer exames clínicos periodicamente e praticar a medicina preventiva com acompanhamento médico regular, principalmente acima dos 60 anos.

Comente essa notícia